Arquitetura Sustentável.
Sinopse
No mundo da arquitetura, o olhar para a natureza tem influenciado cada vez mais os processos e objetivos dos profissionais e escritórios. Para além da preocupação com os impactos físicos, como descarte de materiais e emissão de poluentes, o convidado do 5º episódio do ecoar.q aplica conceitos que vem da natureza na hora de projetar: biomimética, fractalidade e proporção áurea, entre outros. Dê o play para ouvir o papo de Marcelo Macedo com o arquiteto colombiano Jaime Peña, do escritório arquitectura mixta.
Jaime Peña
Jaime Pena é arquiteto colombiano formado pela Universidad de San Buenaventura Cali, idealizador e diretor de criação do escritório Arquitectura Mixta, dedica-se ao projeto de construção de bioarquitetura, com materiais e técnicas naturais como pau a pique, madeira adobe, argilas e principalmente bambu.
Palestrante, professor e formulador de workshops e projetos em diversos países como México, Nicarágua, Brasil, Equador, Espanha, França, Holanda, Moçambique e Colômbia, criou seu próprio estilo e técnica dentro de suas obras arquitetônicas, onde trabalha com a noção de geometria universal e aplicar conceitos como padrões de design, biomimética e proporção áurea. Essa constante pesquisa permite a criação de uma arquitetura viva e respeitosa ao ambiente natural priorizando sempre a funcionalidade à beleza e a sustentabilidade ambiental e social do contexto em que desenvolve seus projetos.
Vamos aprofundar esse papo com base nas experiências do Jaime frente a Arquitectura Mixta, que se define como um escritório de bioarquitetura, com objetivo de abrir um espaço para a transferência participativa de conhecimentos relacionados ao contexto social e arquitetura.