Geroarquitetura, a arquitetura da empatia.
Sinopse
A população brasileira está envelhecendo e com a reorganização da antiga pirâmide etária, novas necessidades e organizações sociais, espaciais, culturais e até legislativas se fazem necessárias.
A população que começou a envelhecer recentemente, tem um longo caminho até compreender as dificuldades da terceira idade e será necessário empatia para buscar soluções para os idosos de hoje. No entanto, o tema chegará para todos, e quanto mais nova a geração, mais longa sua senilidade.
O Ecoar.q nesta conversa espera construir sensibilidade para que os ouvintes possam enriquecer sua percepção sobre os idosos e assim gerar uma arquitetura mais cuidadosa. Para isso, convidamos Flavia Ranieri para compartilhar seu olhar afetivo e compromissado com o tema.
Flavia Ranieri
Receberemos Flavia Ranieri, especializada em gerontologia e graduada em arquitetura e urbanismo. Flavia leciona nas principais instituições de ensino de saúde de São Paulo, (Albert Einstein e Sírio Libanês). Cofundadora da plataforma de conhecimento sobre ambientes e experiências para a longevidade, Gero.pro, é ainda responsável pela arquitetura de interiores de projetos imobiliários emblemáticos no Brasil voltado para idosos recentemente lançados, estão entre eles o BIOOS, da construtora Laguna, e o Elissa Village, primeira instituição de longa permanência para idosos de luxo do Brasil, chamados de ILPI. Foi premiada na mostra casacor e projeta produtos para a longevidade, além de fazer adaptação de arquiteturas como restaurantes e outros programas, tendo adaptado o conhecido bar da dona onça em São Paulo.